Organiza-te!

És mesmo desorganizada

Pois é, isso mesmo, não há como dar a volta. Eu sou imensamente desorganizada.

Quer estejas a tentar organizar documentos, organizar maquilhagem ou organizar os brinquedos que o teu filho espalhou na sala ontem à tarde, há um método para tudo, e eu espero que este artigo te ajude a descobrir a tua forma ideal de organização.

Como eu me organizo

Desde o ano passado que tenho vindo a experimentar várias maneiras de me organizar, que incluem uma agenda, um Notebook, planeadores que faço no photoshop e/ou usar as aplicações do meu Samsung (sendo esta última técnica muito útil para registar as ideias que me “saltam” à ideia várias vezes ao longo do dia, antes que as esqueça).

Uso neste momento a agenda 2018 da Mr. Wonderful que adoro, mas também uso frequentemente um caderninho estilo note book quando quero um espaço mais “livre” para registar alguma ideia que ainda se está a formar, e utilizo também o Samsung Notes. É muito simples de utilizar e, para mim, uma ótima forma de categorizar tarefas e definir prioridades, mas há muitas outras aplicações (assim de repente, lembro-me da famosa Evernote).

Conforma-te, mas não desistas

Embora não planeie todas as meias horas de todos os meus dias, é importante ter algumas coisas em conta:

  1. Nem todas as tarefas que planeaste vais conseguir terminar; e isso não é problemático, também temos que ter alguma maleabilidade. Não podemos é deixar que o ocasional se torne habitual: não podemos controlar os imprevistos, mas se só depender da nossa motivação, não há desculpa!
  2. Organizar o teu tempo de modo realista é essencial; não vale a pena iludires-te e dizer “Sim sim eu despacho aquilo em meia hora!” quando tu sabes que no fundo precisas pelo menos de 2 horas para terminar essa tarefa. Quando finalmente a realidade te der um estalo e tu perceberes que já passaram duas meias horas e ainda não vais a meio, a frustração vai tomar conta de ti e acabas por abandonar a tarefa sem a terminar;
  3. Saber planear e organizar tem a sua curva de aprendizagem; vais fazer, refazer, e tornar a refazer novamente. É tentativa e erro. Há mil e um tutoriais sobre como te podes organizar, no entanto cada um tem a sua própria forma de o fazer. Por isso não desistas, persiste, e hás-de encontrar a tua forma ideal. E aí é que as coisas boas vão começar a acontecer!!

Um planeador pode ser o teu melhor amigo

Posto isto, e porque uma das partes essenciais da organização é seres produtivo com o teu tempo, preparei um Planeador semanal para ti, para que não percas tempo a fazê-lo, e podes fazer o download aqui.

PlannerFrebieeFinalPT.psd

Não te preocupes, é gratuito, e espero que possa ser o teu ponto de partida para beberes mais cervejas com aquele amigo que não vês há 6 meses ou fazeres aquele DIY para o qual compraste os materiais já nem sabes há quanto tempo.

Tens algumas dicas de organização para partilhar, ou experimentaste alguma destas?

Conta-me tudo!

E já agora, sê amigo e partilha com os desorganizados da tua vida 🙂

P.S.: Parei 4 vezes enquanto escrevia este artigo porque me distraí com o telemóvel e com a televisão. Ninguém é perfeito ok malta, é um trabalho em progresso!

Abreijos,

Margarette

Anúncios

Uma opinião sobre “És mesmo desorganizada”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s