Margarette

View Original

Artista, a orientação profissional pode fazer diferença na tua arte!

Olá Artista de plantão!

Escolhas

Vamos conversar sobre escolhas. Isto, para mim, é a parte mais assustadora e mais difícil. Sou péssima a tomar decisões, e o mundo infinito de materiais artísticos, esquemas de cores e estilos de ilustrações pode-me deixar presa num loop de horas e horas a olhar para coisas bonitas no pinterest e no instagram, e a guardar imagens e inspirações que só se acumulam, e nunca chego a usar.

"E se eu escolher o caminho errado? E se eu me arrepender?" 

"E se a escolha que eu fizer não for a melhor para a mim ou a minha carreira?"

Vou poupar-te o trabalho de pensares mais sobre este assunto: não há escolhas certas ou erradas, só há escolhas. 🎯

Cada decisão que tu tomas vai levar-te a um novo caminho, uma nova experiência, um nova aprendizagem. E, acredita, cada passo que tu dás, cada escolha que tu fazes, é valiosa na tua jornada. 🌈

A pressão de fazer essas escolhas leva-nos muitas vezes à “analysis paralysis”, algo a que o meu cérebro PHDA está muito habituado… mas existe uma bóia de salvação: a orientação profissional pode ajudar-te a lidar com essa pressão.

Seja na forma de workshops, recursos educativos, conversas um para um, ou programas de mentoria e coaching individual, ela dá-te as ferramentas para definir os teus objetivos, a entender o que tu queres e onde queres chegar. Além disso, ela também te apoia e ajuda a entender que está tudo bem em mudar de direção, em experimentar novas técnicas, em crescer e evoluir como artista. 🌱

Mas não te esqueças: o caminho do artista não é uma linha reta, é uma dança. Às vezes, avanças, outras vezes, recuas, e está tudo bem! O importante é continuares a mexer-te, a aprenderes, e a criar. Como nem todos os dias são iguais, e a nossa criatividade tem altos e baixos, define um objetivo mínimo: por exemplo, fazer rabiscos de homens palitos com balões de fala a dizer um para o outro “hoje precisava de mais café” (insere sketchbook da Margarida, com esse preciso rabisco…lol) 

Nos dias em que não estás com muito tempo (ou vontade), há reuniões de escola, atividades extra curriculares dos filhos, consultas, ou simples cansaço mental, simplifica as coisas para ti própri@ e faz só homens palito. Nos dias em que estejas mais motivad@, e queiras aprofundar, escolhe a tua inspiração/referência , e atira-te de cabeça, pela duração de tempo que conseguires disponibilizar. Atenta às distrações (a eterna pesquisa de referências, loops de coisas bonitas nos feeds das tuas redes, o cão do vizinho a ladrar, o marido a perguntar o que é o jantar…) e atira-te de cabeça.

Workshop de iniciação à Aguarela - Janeiro 2024

Nos meus workshops, aconselho sempre os meus alunos a criarem a sua caixa de ferramentas artísticas: um caderno, alguns lápis ou canetas, borracha, uma paleta pequenina de aguarelas, e estás pront@ para criar! Quanto mais portátil for, melhor, porque assim até a podes levar contigo ao jardim, ou aproveitares os 30m que sobram da tua hora de almoço.

Gostavas de dar o próximo passo? Que tal procurares orientação profissional e veres como ela te pode abrir novas portas? Posso ajudar-te, vamos conversar.

Desejo-te uma semana maravilhosa, e, alguma coisa, estou aqui!

Todos os domingos às 10h, encontramo-nos no YouTube, para uma sessão de sketchbooking para totós; são duas horinhas para descontração, diversão, e partilha de dicas de cadernos e materiais de arte.

Estão também a decorrer neste momento as inscrições para o Clube Criarte; só temos 10 vagas e 3 já estão ocupadas. Gostava muito de te ver por lá! Encontra mais informação nos botões abaixo.

Despedida