Margarette

View Original

um unicórnio num mundo de cavalos

a tua Criatividade é a tua magia interior: deixa-a brilhar!

Ser criativo é fogo de artifício que sai do coração, é deixar a tua imaginação voar e partilhar a tua visão única com o mundo. É um processo estranho, em que a fantasia se junta com a realidade, à medida que vais criando soluções para os problemas em que tropeças.

E é essencial, seja qual for a área! Sempre tive uma dificuldade imensa em conciliar o meu espírito criativo, com o trabalho num banco. São duas coisas que não parecem à partida combinar muito bem. A verdade é que, conforme desenvolvia a minha prática de ilustração, tive que desenvolver a criatividade também. E fui também encontrando novas formas de comunicação com clientes e colegas, diferentes processos para chegar aos resultados pretendidos, e uma maior versatilidade para me adaptar às constantes mudanças.

Tudo o que criamos, é a receita mágica que resulta da nossa visão única do mundo, e dos estímulos que consumimos, que se traduzem numa biblioteca mental de aventuras mortinhas por saltar para o papel.

Então, como é que podes alimentar essa biblioteca mental, para que o que crias seja uma explosão divertida e autêntica do que és?

Os ingredientes mágicos dos inputs criativos

Assim como uma receita deliciosa, a tua criatividade precisa dos ingredientes certos para brilhar. Os inputs criativos são como temperos que dão sabor à tua imaginação. Música, filmes, livros e arte são como salsa e coentros, que adicionam novos sabores, ideias e perspectivas para alimentar a tua mente inquieta.

A música, por exemplo, pode inspirar novas cores e ritmos para a tua arte. Os filmes podem despertar emoções e narrativas que te levam a criar pinturas ou esculturas únicas. Os livros podem abrir portas para novos mundos e personagens que se tornam fonte de inspiração para as tuas histórias. E a arte em si, seja ela pintura, escultura, dança ou qualquer outra forma, pode desencadear uma cascata de ideias e expressões criativas.

Sê seletivo, but make it fun

Aqui vai uma dica de chef criativo: sê seletiv@ com os teus inputs, mas permite-te também experimentar sabores diferentes! Se és um@ artista visual, mergulha em estilos loucos e cores vibrantes. Explora técnicas de pintura inovadoras, combina materiais improváveis e arrisca em novas abordagens criativas.

Se preferes escrever, explora géneros inusitados e palavras divertidas. Desafia-te a escrever um poema em forma de haiku ou a criar uma história surrealista.

Quanto mais variado for o teu cardápio criativo, mais ingredientes incríveis terás para criar receitas únicas, mesmo que elas à primeira vista possam parecer não terem muito a ver com o teu objetivo principal. Bónus: podes acabar por descobrir qualquer coisa que nem sabias que gostavas !

O poder da brincadeira

Quando se trata de fazer a tua arte ser um reflexo autêntico do que és, a brincadeira é fundamental! Solta a tua criança interior e explora as emoções, valores e experiências que te fazem sentir. Usa cores, texturas e formas inusitadas para criar a tua própria festa visual. Não tenhas medo de ser diferente e deixa a tua imaginação correr solta como um unicórnio saltitante!

A brincadeira é um convite para explorar novas ideias, testar limites e descobrir novas formas de expressão. Podes experimentar com diferentes materiais e técnicas, criar colagens, misturar estilos e desafiar convenções. Através da brincadeira, encontras a liberdade de seres verdadeiramente tu mesm@ e de manifestares a tua singularidade na tua arte.

Sim, somos estranhos

Lembra-te: a criatividade é como um arco-íris, é única para cada pessoa. Não tenhas medo de abraçar a tua peculiaridade e ser fiel às tuas ideias malucas. Sê um@ unicórnio num mundo de cavalos e deixa a tua criatividade brilhar, em vez de te preocupes em agradar a todos. O importante é seres verdadeir@ contigo mesm@.

A tua peculiaridade é o que te torna únic@ e especial. É a tua visão do mundo, as tuas experiências, as tuas paixões e as tuas perspectivas únicas que dão vida à tua arte. Não tenhas medo de explorar temas e abordagens que te são pessoais, de transmitir as tuas emoções e de contar as tuas histórias. A autenticidade é a chave para criar arte que deixa uma marca duradoura.

um espetáculo de cores

Criar é como dançar num palco cheio de cores. À medida que te alimentas de inputs criativos e te divertes a explorar a tua imaginação, a tua arte tornar-se-á cada vez mais autêntica e pessoal. Abraça o caos criativo, sê um@ pintor@ de sonhos e espalha a tua magia pelo mundo!

A criatividade é uma jornada sem fim, um processo de constante descoberta e evolução. À medida que te dedicas à tua arte, vais desenvolvendo a tua própria voz e estilo. Vais encontrar novas formas de comunicar e impactar o mundo ao teu redor. E à medida que partilhas a tua arte com os outros, estás a espalhar a tua energia criativa, inspirando e tocando corações.

Por isso, alimenta a tua biblioteca mental com ingredientes mágicos, sê seletiv@ mas com um toque de diversão, abraça a brincadeira e sê o teu próprio tipo de estranho!

Se gostavas de te juntar ao nosso gang criativo, no clube Cri’arte, estou a fazer sondagem para juntar sugestões sobre como o clube pode ser dinamizado! O link está já abaixo.

Obrigada e beijinhos da Margarette ✨