Tudo ao molho e fé em Deus?

Maravilhosas Técnicas Mix Media

Se és como eu, e adoras explorar e experimentar com diferentes materiais no teu caderno de artista (e além disso, tens também imensas dificuldades em decidir que materiais usar…), então esta conversa é para ti. 


Hoje, vamos mergulhar no incrível mundo da criação de arte usando uma variedade de materiais, uma técnica fascinante e versátil conhecida como Mix Media.

 

Por onde começar

Começar a trabalhar com Mix Media é um bocadinho intimidante, já que existem TANTOS materiais à disposição. No entanto, a beleza desta técnica, é que podes usar praticamente qualquer coisa: lápis de cor, marcadores, aguarelas, guache, pastéis, café - o céu é o limite! O segredo aqui é, não ter medo de experimentar, de arriscar, e descobrir o que funciona melhor para ti e para o teu estilo de arte.


Quando se trata de criar paisagens, por exemplo, gosto de começar com formas soltas (no Domingo passado, o nosso Sketchbooking para Totós levou-me para uma dessas paisagens soltas, podes assistir aqui

Acho que isto me dá uma boa base para trabalhar, uma espécie de mapa inicial, que vai guiar tudo o que eu fizer em seguida, quase como se estivesse a criar uma folha de colorir para mim própria! 

Noutras vezes, já tenho as linhas prontas para colorir porque se trata de uma ilustração mais planeada; em qualquer um dos casos, gosto sempre de manchar a página com qualquer coisa, porque assim ela já não está em branco, e o medo desaparece!

 

Ok Margarette, agora que já me convenceste, diz-me lá o que faço a seguir…

Detalhe de uma das páginas do meu sketchbook, com 4 camadas de materiais diferentes!

Depois desta etapa, é hora de juntar a cor. Nesta altura, gosto de usar materiais à base de água, como por exemplo a aguarela ou as tintas acrílicas, pois são extremamente versáteis, e como têm uma consistência bastante líquida, posso aplicar camadas de outros materiais por cima. Podes misturá-las para criar uma variedade de tons e cores, permitindo-te a liberdade de dar vida à tua ilustração como desejares.

Mas o trabalho não termina com o esboço e as cores. Depois de teres a tua base, é hora de começar a brincar com texturas. Podes usar tinta guache, pasteís, ou lápis de cor (e etc!) para adicionar uma camada de textura à tua ilustração, ou até mesmo experimentar com técnicas de colagem: por exemplo, podes colar pedaços de papel colorido ou tecido no teu caderno de desenho para criar um efeito tridimensional único e atraente.

Uma das minhas técnicas favoritas é usar lápis de cor para adicionar detalhes. Eles são excelentes para criar linhas finas e precisas, e podes usá-los para adicionar detalhes minuciosos, como folhas nas árvores, relva, ou até mesmo pequenos animais ou pessoas na tua paisagem; se usados em ângulo (quase paralelos à folha), também podem criar texturas interessantes! As técnicas são infinitas, diria…

 

Por último, mas não menos importante, lembra-te de que, não há regras quando se trata de mix media. Podes misturar e combinar diferentes materiais e técnicas à tua vontade. O importante é que te divirtas e que experimentes sem medo. Quem sabe? Podes descobrir uma nova técnica, ou material favorito, que nunca tinhas considerado antes!

Esta é a minha melhor dica para ti:

Não tenhas medo de experimentar! Trabalhar em Mix media é, no fundo, uma viagem de exploração e descoberta. Então, agarra o teu sketchbook, e os teus materiais preferidos, e solta a franga da criatividade! Lembra-te, o mais importante é que te divirtas durante este processo. Para te facilitar essa tarefa, criei uma tabela que podes transferir gratuitamente a partir da secção de Recursos do nosso site, que te ajuda a organizar a ordem na qual os materiais podem ser sobrepostos, e assim não te frustrares com possíveis incompatibilidades! Clica aqui!

 

Mal posso esperar para ver o que vais criar, e para descobrir as imagens maravilhosas que vão sair do teu lápis, pincel ou caneta 💙

Nas próximas duas semanas, estarei de férias com a família, e embora já tenha umas coisas planeadas para te enviar, não faço promessas! Estou a tentar livrar-me de alguns hábitos profissionais hiper tóxicos que adquiri durante 14 anos, e um deles é, nas férias, não há trabalho! Se também vais de férias, deixa lá os emails, e goza o sol e a família.

Desejo-te uma MARAVILHOSA semana, cheia de areia nos pés, sardinhas apetitosas, e muitas bebidas fresquinhas!